Adesão ao Certificado


Este certificado é uma forma de incentivar e reconhecer as empresas que aderiram ao Programa Uma Empresa Ética, que oferece gratuitamente os meios para que elas implantem os três pilares essenciais de  um Programa de Integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética; treinamento de compliance aos colaboradores; e a adoção de um canal de denúncias independente.

O certificado Uma Empresa Ética tem validade de 12 meses, prazo contado a partir da data de emissão do documento. Depois deste prazo, a associada poderá renovar o certificado, quando precisará comprovar que os pilares estão sendo respeitados e fazem parte do dia a dia da empresa.

Tire as principais dúvidas sobre este certificado:

  • Como a empresa vai comprovar que aderiu ao Programa?

A ABES, como idealizadora do Programa Uma Empresa Ética, conta com uma compliance officer que faz o controle do processo de adesão ao programa, a partir do envio pela empresa da comprovação de que ela tem um Código de Ética e Conduta vigente e público pelo e-mail compliance@abes.org.br. Este código precisa ser disponibilizado no site da empresa, ter sido distribuído aos colaboradores etc. Além disso, será verificado: 1) se a empresa aderiu ao Canal de Denúncias oferecido pelo programa ou se contratou com algum outro fornecedor e, em ambos os casos, se esse Canal de Denúncias foi devidamente divulgado aos colaboradores da empresa e encontra-se público em seu site; e 2) se capacitou seus colaboradores nos Treinamentos sobre Compliance que são promovidos periodicamente.

  • Quantos colaboradores da empresa precisam participar do treinamento de Compliance promovido pela ABES?

Não há número mínimo de colaboradores. O importante, quando possível, é que todos participem desse treinamento realizado pela ABES, que emite um certificado de participação. Os colaboradores precisam estar comprometidos em levar a cultura e as práticas de compliance para o dia a dia da associada.

  • Como o associado contrata o canal de denúncias independente e gratuito oferecido pelo programa?

Um representante da empresa associada deverá acessar o site Uma Empresa Ética e preencher os dados solicitados aqui.

  • Empresas associadas que já encaminharam colaboradores para o treinamento de compliance, mas ainda não aderiram aos demais pilares do programa e quiserem fazer isso agora, poderá receber o certificado?

Sim. Elas poderão obter o certificado, desde que o treinamento de compliance tenha ocorrido nos últimos três meses.

  • Empresas que já possuem programas de compliance e seguem os 3 pilares acima citados, promovidos internamente ou por outras instituições, podem aderir ao programa e receber o certificado? 

Sim. Desde que preencham uma autodeclaração sobre a existência do programa de compliance, sobre a realização de Treinamentos em Compliance direcionados aos seus colaboradores periodicamente, indiquem o site/link do canal de denúncias independente que disponibilizam aos seus colaboradores e demais públicos, e enviem cópia do seu Código de Ética e Conduta para o e-mail compliance@abes.org.br

  • Empresa que contratou o canal de denúncias do programa, mas não treinou os colaboradores pelo programa ou usou o modelo de código de ética disponibilizado, pode receber o certificado de adesão?

Sim. Desde que preencham uma autodeclaração sobre a existência do programa de compliance, enviem cópia do código de conduta e indiquem quais os colaboradores treinados, onde e quando fizeram o treinamento, ou participem do próximo treinamento oferecido pela ABES.

  • Por que o certificado de adesão ao programa tem validade?

A ideia é saber se o programa tem realmente contribuído para a criação da cultura de Compliance na empresa e proporcionar atualização sobre a legislação e boas práticas.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail compliance@abes.org.br.




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